Regadio Gardunha Sul aprovado

O Programa Nacional de Regadios viu ontem 4 novos projetos aprovados, no valor global de 50 milhões de euros, entre eles o Bloco da Marateca anuncia o Ministério da Agricultura em nota de imprensa.

Na nota de imprensa enviada à RCC, a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) afirma que “tem sido persistente na defesa da concretização deste regadio, pelo que considera esta iniciativa do Governo como um sinal positivo para a concretização desta sua reivindicação”.

A ADACB frisa que “aguarda agora com legitima expectativa que sejam aprovadas as verbas necessárias” para concretizar o projeto, uma vez que consideram este regadio fundamental “para a dinamização da atividade agrícola e um fator de resiliência face às alterações climáticas”.

Segundo o documento do Ministério da Agricultura, foram aprovados o Aproveitamento Hidroagrícola de Mortágua (Bloco da Macieira), no concelho de Mortágua, o Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul (Bloco da Marateca), no concelho de Castelo Branco, o Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça (Ampliação do Bloco Norte), no concelho de Alfândega da Fé, e o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivo bloco de rega (fase 1), que integrará o perímetro de Alqueva.

A comunicação sustenta que “ao todo, serão beneficiados cerca de 13.000 hectares aos quais está associado um valor de apoio ao investimento superior a 50 milhões de euros”.

Para a Ministra da Agricultura, citada na nota de imprensa, “o regadio é absolutamente fundamental pois para além de ser um fator de resiliência face às alterações climáticas contribui para a valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva”.