A “secular” Renda de Lérias é alvo de investigação académica

A Renda de Lérias, uma “renda especial e uma tradição secular e exclusiva da Póvoa da Atalaia”, no Fundão, é alvo de uma investigação académica sobre a “produção de peças de vestuário com a aplicação e utilização” deste tipo de renda, tradicionalmente utilizada em naperons e toalhas, informa o município do Fundão, em comunicado enviado à RCC.

Esta investigação é coordenada pela professora Alexandra Cruchinho, e envolve ainda as docentes Madalena Pereira, da Universidade da Beira Interior, Ana Sofia Marcelo e Paula Peres, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este estudo foi apresentado, inicialmente, na Conferência Internacional Senses and Sensibility (2019), na Academia das Ciências de Lisboa.

O concurso “Tradições da Beira Interior na Moda”, promovido em 2017 pelo Município do Fundão, e União de Freguesias da Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, permitiu envolver os jovens estudantes da área do design com as tradicionais rendas das lérias, e assim, dinamizou a “criação de novos produtos e a realização deste estudo”, salienta o município fundanense.

O estudo, que se foca na aplicação inovadora da renda de léria em novos produtos, vem reforçar o seu “estatuto de elemento diferenciador e irá permitir conservar esta secular tradição”.