Covid-19: Alunos e docentes da UBI respondem a apelo e vão apoiar ULS Guarda

Alunos e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) vão colaborar com a USP – Unidade de Saúde Pública da Guarda na realização de Inquéritos Epidemiológicos a doentes de COVID-19.

Segundo a Universidade da Beira Interior, “o primeiro grupo de voluntários que irá colaborar com a entidade de saúde integra 16 estudantes de cursos de mestrado integrado e doutoramento e, ainda, dois docentes da FCS-UBI”.

Os voluntários já iniciaram a preparação para a tarefa que vão desempenhar, “através de ações de formação e de observação dos procedimentos implicados na realização dos inquéritos”.

O grupo de estudantes e docentes, prestes a entrar em funções, é o primeiro selecionado “de um conjunto de aproximadamente meia centena de pessoas que manifestaram disponibilidade para apoiar a Unidade de Saúde Pública da Guarda, depois de um apelo feito por esta entidade à FCS-UBI”, revela a UBI.

Este apoio surge numa altura em que os serviços de saúde estão sob grande pressão no combate à pandemia e os serviços de saúde não conseguem dar uma resposta atempada às diversas situações.