ARS Centro pronta para vacinar 150 mil idosos. Conheça o SMS

A ARS Centro está pronta para arrancar com a vacinação de 150 mil idosos. Esta sexta-feira, na Cova da Beira, serão vacinadas 300 pessoas, de um universo regional de 9 mil utentes com mais de 80 anos e mais de 6 mil com mais de 50 anos e com patologias que os colocam também nesta fase de vacinação.

Nesta primeira fase, a vacinação decorrerá em 3 locais da Beira Interior abrangidos pela ARS Centro, entre eles o Pavilhão Multiusos do Fundão, nos Centros de Saúde Proença-a-Nova e no Pavilhão da Zona industrial no Sabugal.

A presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, em declarações à Agência Lusa, mostrou-se convicta de que até ao final de março será possível ter os “mais idosos ou mais frágeis” vacinados em simultâneo com as duas doses.

“As pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respetivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós”, sublinhou a dirigente.

Administração Regional de Saúde do Centro explica que o agendamento da vacina acontece por “SMS com origem no número 2424” ou por “contacto telefónico quando a unidade de vacinação considerar conveniente, designadamente por não existir contacto de telemóvel ou a SMS ficar sem resposta”.

O modelo de mensagem a receber será “[Primeiro Nome] COVID19: Vacinacao 12/02/2020 as 09:00 na [Local de Vacinação]”, sendo que deve responder da “SNS.[Número Utente]. SIM/NÃO” até 11 de fevereiro.

Na véspera do dia agendado será enviada nova mensagem recordatória, por SMS, a todos os utentes a vacinar, com o seguinte modelo: “[Nome Próprio] COVID19: Nao se esqueca. Vai ser vacinado amanha as 09:00 na [Local de Vacinação] /SNS”

A ARS Centro frisa que caso existam “doses excedentes, decorrentes, por exemplo, da não comparência das pessoas a vacinar, ou por na entrevista de triagem serem identificados fatores restritivos que impeçam a vacinação do utente, será acionada uma lista de suplentes já identificada dentro da população alvo a vacinar”.