Covid-19: Internamentos em UCI aumentam na Covilhã

Apesar de o número de casos ativos continuar a diminuir no concelho da Covilhã, o “abrandamento da pandemia”, não se tem feito sentir no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

A Unidade Hospitalar tem, ao dia de hoje, na área Covid-19, 112 doentes positivos internados, sendo que 10 deles estão na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 102 em enfermaria. O Centro Hospitalar tem um limite de 10 camas em UCI e 125 em enfermaria.

Recorde-se que João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, em declarações à RCC, alertou que “é preciso manter esta disciplina e entender que só com a prevenção se evita resolver a situação no hospital”.

Disse que mesmo com a situação pandémica a melhorar não se pode baixar a guarda e que “a maior ajuda que nós, os profissionais de saúde, os hospitais e centros de saúde, podemos ter é que as pessoas cumpram as normas. É o mais importante para diminuir o número de infetados”.

Segundo os dados da Direção-Geral de Saúde, em todo o país, mais de 1.600 pessoas com covid-19 saíram do internamento hospitalar desde o início de fevereiro, estando hoje hospitalizados 5.230 doentes.

Em Portugal, o número de internamentos, que durante o mês de janeiro sofria um crescimento exponencial, começou a abrandar em fevereiro, 11 dias depois do confinamento geral decretado pelo Governo, a 21 de janeiro.