Covilhã: Arte urbana tem nova APP que interage com o visitante

Talk2ME é o nome da nova plataforma desenvolvida pela UZER em parceria com a Akt para o NEST – Centro de Inovação do Turismo, sediado na Covilhã. Trata-se de uma aplicação em que o utilizador poderá conversar com um bot e descobrir mais sobre cada obra do WOOL – Covilhã Arte Urbana, nomeadamente, “o seu autor, a sua história, com que materiais foi feito, ver um vídeo do making of do mural, entre outros”, refere a Câmara Municipal da Covilhã em comunicado.

A plataforma de mensagens automáticas é acionada através da leitura de um QR Code, com a câmara fotográfica do telemóvel, disponível em cada uma das obras que compõem o roteiro do WOOL.


O diretor do NEST – Centro de Inovação do Turismo, Roberto Antunes, citado no comunicado da autarquia, explica que “o Talk2Me é uma ferramenta inovadora e muito fácil de implementar, que poderá dar voz a um conjunto alargado de produtos turísticos, sejam museus, alojamentos, iguarias, peças de artesanato, entre outros: todos eles passíveis de gerar interesse e estabelecer conversas que aprofundem a sua origem e o seu propósito”.

“Se em 2011 o WOOL ambicionava ‘ocupar’ as ruas da cidade da Covilhã com Arte, tornando esta acessível a todos, democratizando-a e desta forma promovendo um despertar e interesse da comunidade para a Cultura e Arte Contemporânea, 10 anos volvidos, poderemos afirmar que a colaboração com o NEST” para o desenvolvimento deste projeto e a sua aplicação à transmissão de todas as histórias e curiosidades “de cada uma das obras que compõem o nosso roteiro, surge (certeiramente) como uma atualização dos objetivos iniciais”, frisa Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora do WOOL.

Esta parceria entre o WOOL e o NEST- Centro de Inovação do Turismo é “sedimentada no ano em que o festival de arte urbana da Covilhã celebra os seus 10 anos, abrindo assim portas à adoção da tecnologia num ano que obrigou à necessária digitalização de muitos serviços e atrações turísticas”.

De acordo com o Município, o Nest pretende, no futuro, disponibilizar esta tecnologia “para que qualquer negócio ou operador turístico possa associar objetos inanimados, como monumentos, ruas, produtos icónicos, roteiros famosos e tantos outros a um bot que interaja com turistas ou potenciais clientes”.

A plataforma irá utilizar o Messenger Bot do Facebook e Instagram e tecnologia QR Code para possibilitar conversas que se traduzem numa nova forma de experimentar cultura, história e turismo de uma forma mais envolvente.

Pode saber mais sobre a plataforma Talk2me AQUI .