Filmes de alunos da UBI nomeados para prémio Sophia Estudante 2021

Quatro filmes produzidos por estudantes de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para o prémio Sophia Estudante 2021, galardão atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema aos melhores filmes realizados por alunos.

Segundo a instituição, os filmes que estão nomeados para quatro das cinco categorias a concurso são “From Home”, de João Pedro Silva, que concorre a Melhor Curta-Metragem de Animação; “Camaradas de Armas”, de Catarina Henriques, foi nomeado em Melhor Curta-Metragem Documentário; “The Namelessness Dance”, de María Angélica Contreras, está na lista de “Melhor Curta-Metragem Experimental”; e “Igor”, de Rafael Almeida, Tom Vitor de Freitas e Marcos Kontze, que concorre a “Melhor Curta-Metragem de Ficção”.

Nesta lista há filmes relativos a trabalhos de conclusão de curso, como é o caso de “From Home” e “Camaradas de Armas”, de Licenciatura e Mestrado, respetivamente. “Os restantes resultaram de atividades desenvolvidas em contexto do 2.º Ciclo em Cinema, no Departamento de Artes da Faculdade de Artes e Letras da UBI”.

Para o Prémio Sophia Estudante, este ano estão nomeados 25 filmes, escolhidos entre as 83 curtas-metragens submetidas por alunos de 20 escolas de todo o país. “Os vencedores serão conhecidos no dia 19 deste mês, numa sessão “online””.