Covid-19: Dias Rocha avisa “ou há cuidado ou pode haver cerca sanitária”

Em vídeo publicado na página oficial do município, o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dias Rocha, apela à população para que “cumpra rigorosamente” o que a Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda, para que o concelho deixe de “ser um mau exemplo para o país como está a ser”.

O autarca sustenta que a taxa de incidência da doença no concelho é de 320 por 100 mil habitantes quando, no país, a média é de 63. Avisa também que na Beira Interior o concelho é aquele que mais casos ativos tem e por isso desafia os belmontenses a “manterem as medidas de contenção”.


Entre outros alertas o autarca refere que “o postigo é para ir e sair dali sem estar na conversa e ir à rua só quando é necessário”.

Relembra que “reabriu agora a escola dos mais novos e a seguir à Pascoa será a vez da dos mais velhos” e avisa que “se continuar assim, escolas e pequeno comércio, entre outros, terão que fechar de novo”.

Dias Rocha alerta mesmo que “pode até haver uma cerca que nos impeça de sair ou de receber aqui pessoas”. Para o presidente da Câmara “não é admissível o que está a acontecer”.

Vincando a “importância do turismo e da abertura do comércio e de restaurantes para a economia”, frisa que se isso não acontecer “tudo vai ser mau”.

“Defendam-se a vós próprios e às vossas famílias, não podemos ser um mau exemplo, como estamos a ser para o país inteiro”, disse.

Na publicação o presidente da Câmara de Belmonte realça ainda a importância da vacina, frisando que “em meados de abril cerca de 1.800 pessoas incluídas nos grupos prioritários estarão vacinadas”, mas de nada valerá se não houver cuidado. “A vacina não ganha a guerra se assim não for”, avisa.