Ricardo Nora: “É necessário que as forças governamentais acreditem em nós”

Na data em que se assinala o Dia Nacional do Estudante, o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Ricardo Nora, afirma que não se pode “esquecer a importância do estudante na vida escolar e na comunidade em geral, na convivência e cooperação entre pares e na democratização e no desenvolvimento do ensino”.

Em nota de imprensa Ricardo Nora vinca que “questões económicas, sociais ou de saúde, física e especialmente mental, no contexto atual, não podem travar o progresso de alguém que está disposto a travar batalhas para conseguir com esforço, dedicação e resiliência, ultrapassar as adversidades e conquistar os seus objetivos”.


Refere que é preciso garantir condições e verbas aos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior para que consigam chegar a mais estudantes. “Não é possível que se verifiquem casos como de estudantes, um pouco por todo o país, a necessitar duma consulta psicológica, e a sua universidade, através do seu gabinete especializado, só conseguir agendar a mesma passado quase 2 meses”, frisa o presidente da AAUBI.

Ricardo Nora reitera que “é urgente apoiarmos e estarmos atentos a estas situações”. Diz ainda ser “necessário que as forças governamentais acreditem” nos estudantes, dado que “apostar no ensino e na educação é apostar numa voz ativa na construção de uma sociedade, é acreditar no acontecer de um novo mundo”.