Covilhã celebra o Dia Internacional da Matemática

A Comissão Organizadora do Festival de Matemática Covilhã – Cidade do Pi celebrou, durante a manhã do dia 15 de março, o Dia Internacional da Matemática, nas plataformas Zoom e YouTube.

O evento, que foi de curta duração de forma a ser possível inseri-lo nos blocos de aulas dos alunos do ensino básico e secundário, foi dividido em três partes. Iniciou-se com a sessão de abertura e seguiu-se a Palestra “Pi: um número envolto em mistério”, apresentada por António Machiavelo, da Universidade do Porto. A comemoração desta celebração foi finalizada com um momento musical proporcionado pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI).


Embora esta comemoração tenha ocorrido no dia 15 de março, o Dia Internacional da Matemática celebra-se no dia 14 do mesmo mês, data também conhecida como “Dia do Pi”, dado ao facto de muitos países escreverem a data na forma 3.14, aludindo, assim, ao valor da constante matemática “Pi”. Foi em novembro de 2019 que a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática.

-Beatriz Alves e Rodrigo Clemente