Concurso: Estímulo ao emprego Científico Individual – 4ª edição

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desenvolveu a quarta edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, que se destina a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica. O concurso está aberto desde dia 29 de janeiro de 2021 e acabará às 17:00 do dia 26 de fevereiro de 2021. 

Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT, onde serão direcionados para quatro categorias de referência tendo em atenção critérios como o currículo científico e profissional e a capacidade de liderança e independência científica.


As candidaturas serão submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma eletrónica a disponibilizar oportunamente e os candidatos identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. 

O apoio à contratação de investigadores doutorados tem como objetivos reforçar o sistema científico e tecnológico nacional, através da criação de oportunidades de emprego para investigadores doutorados, promovendo a formalização do emprego científico após o doutoramento, contribuir para a atração e fixação em território nacional de jovens doutores qualificados e, ainda, contribuir para o rejuvenescimento das instituições científicas.

Visa ainda apoiar e especializar o exercício de atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico orientada para a solução de missões e desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. O período para a associação das instituições de acolhimento a cada candidatura individual será de 1 de março até 19 de março.

-Alex Martins
-Mariana Galo