Dia Internacional da Mulher celebrado com cultura científica e literária

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma junção entre ciência e cultura.

A oito de março, através da plataforma Zoom, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, com a exposição do livro “Água com Açúcar” de Ana Miguel Socorro. O evento online foi apresentado por Paulo Kellerman.


O livro, organizado em pequenas narrativas compiladas em vários capítulos, coloca a Mulher como foco principal, num tempo mais difícil, localizado na região do Algarve. Desde uma mulher de bordel até uma mulher das ciências que trabalha como farmacêutica, o livro reflete a ideia de que as mulheres são tão válidas quanto os homens e, por isso, merecem o mesmo reconhecimento e a mesma igualdade. “A fusão entre ciência e cultura é necessária para os momentos culturais. Os livros têm um papel fundamental neste aspeto” sublinha Silvia Socorro, Coordenadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).

A nível de estilo literário, o livro é descrito como onírico, assemelhando-se aos estilos de escrita de autores norte-americanos, como Mark Twain. As descrições da autora também foram destacadas durante o evento, uma vez que são usadas para criar uma imagem mental dos acontecimentos narrados.

A editora do livro, Minimalista, nasceu no contexto da pandemia, no seio de uma conversa informal entre dois amigos. Depois da sua criação, o primeiro livro foi publicado em julho de 2020. “Água com Açúcar” é o quarto livro publicado. Ao todo, a editora conta com uma equipa de 12 escritores e três designers gráficos, sendo que 13 dos 15 elementos são mulheres.O Dia Internacional da Mulher nasceu em 1909 nos Estados Unidos da América e é comemorado em mais de 110 países por todo o mundo. Apesar do movimento feminista ter aumentado nos últimos anos, ainda há nações que não comemoram ou reconhecem esta data.

-Tomás Quaresma