“Elas ao Som da Fábrica” ressalta identidade cultural da Beira Interior

Apesar da situação pandémica de covid-19, o evento desenvolvido no Museu dos Lanifícios homenageou a mulher operária da Serra da Estrela.

A segunda edição do evento “Elas ao Som da Fábrica – Novelos de Memórias” realizou-se no dia 14 de janeiro no Museu dos Lanifícios. O principal objetivo era homenagear a mulher operária que trabalhava na indústria têxtil e na esfera envolvente da Serra da Estrela.


O evento artístico-cultural, elaborado pela turma finalista de Ciências da Cultura no âmbito da disciplina de Assessoria e Comunicação Cultural, foi aberto ao público, após uma pré-reserva e divisão em grupos, que possibilitaram a segurança dos participantes.

Num primeiro momento, foi apresentada uma curta-metragem intitulada “Mãos de Lã”, realizada por Jéssica Oliveira e Ananda Justino, valorizando a vida das antigas mulheres operárias e o seu sofrimento.

Segundo Ananda Justino, Coordenadora da Multimédia do evento, estas representações não devem ser esquecidas, pois são parte da história e cultura da Beira Interior. Ressalta ainda o testemunho das mulheres que confessaram a forma como a indústria mudou as suas vidas. Uma das antigas operárias afirmou, inclusivamente, “o trabalho fez-me quem sou hoje”.

Seguiram-se outros momentos marcantes, como acervos fotográficos, pinturas representativas e declamações de poesia como o “Peito de lã” de André Moreira, ao som de Amália Rodrigues.

Queremos que a sociedade veja a mulher não só a trabalhar e acima de tudo, não a veja como um objeto. Muitas vezes há uma conformidade destas por não conhecerem mais do que aquilo”, afirma a Coordenadora da Comunicação do evento, Helena Xavier.

A partilha e divulgação nas redes sociais permitiu a adesão do público e o sucesso do evento. As contribuições da Coolabora, Geopark Estrela, Guarda 2027 Capital Europeia da Cultura, Museu de Lanifícios e Universidade da Beira Interior permitiram que o evento se desenrolasse de acordo com as normas impostas pela Direção-Geral de Saúde.

-Alexandra Caldeira
-Inês Alexandra