Autarcas da região elegem mulheres de referência

7 autarcas da região responderam ao desafio proposto pela Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Castelo Branco, de identificar “uma mulher de referência no distrito”, de forma a assinalar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, escolheu Elisa Pinheiro, “notável investigadora nas áreas de história da indústria, museologia e património industrial. Elisa Pinheiro é um grande vulto da cultura. Ao longo da sua admirável carreira (re)construiu as memórias do património industrial da Covilhã e fundou o Museu dos Lanifícios. Profunda conhecedora de um espólio fabril que é único em Portugal, integra o conselho consultivo da candidatura da Covilhã a cidade criativa da Unesco”.


Refere ainda que Elisa Pinheiro “é uma mulher ilustre, referencia, que ao resgatar a história da Covilhã escreveu já o seu nome nela”.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão destacou Maria Antonieta Garcia, “uma mulher de referência no distrito, com uma enorme capacidade de trabalho, dedicação e empenho nas causas que acredita. Pioneira no estudo das mulheres na Beira, investigadora de grande prestígio e defensora dos direitos na região”.

O presidente do município de Castelo Branco, José Augusto Alves, escolheu Eugénia André, diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, pela “sua disponibilidade, a sua determinação, a sua competência e liderança assumida que foram e são essenciais para ultrapassar esta pandemia. A comunidade albicastrense e toda a área de influência da ULSCB está grata e reconhecida pelo seu desempenho, configurando-se como o principal rosto da designada ‘Linha da frente’”.

Eugénia André foi também a escolha do autarca de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “profissional extremamente dedicada, possuidora de um elevado sentido de responsabilidade, desempenha a missão pública com um profundo sentido ético e tem demonstrado uma capacidade de trabalho verdadeiramente notável. O seu exemplo é uma referência de serviço público. Como autarca e com cidadão não posso deixar de manifestar o meu profundo reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu numa época particularmente exigente como a que estamos a enfrentar”.

Em Proença-a-Nova, o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, destacou a professora Isilda Martins, que “dedicou a sua vida ao ensino no concelho. Foi professora primária, desenvolveu várias iniciativas pedagógicas extracurriculares e a forte proximidade com as gentes despertou-lhe o entusiasmo pelas tradições e culturas populares. Criou o Rancho Folclórico de Maxiais, o Grupo de Cantares Populares da Casa do Povo da Sobreira Formosa e integra o Grupo Coral de Proença-a-Nova. Tem-se dedicado à recolha e divulgação do folclore e da cultura local. Esta troca de saberes enriquecedora permite-nos considera-la embaixadora do património imaterial do concelho”.

O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, aponta a como mulher de referência no território a delegada de saúde pública Manuela Vaz. “Além do profissionalismo, realcem-se as suas qualidades de mulher integra, amiga, alegre e de enorme humanismo. Destaca-se também a sua luta incansável no combate à Covid-19, tendo colocado, em inúmeras ocasiões, a sua vida pessoal em segundo lugar e dedicando-se exclusivamente a esta tarefa. Soube criar as condições e coordenar as equipas para vencer esta ‘guerra’, sempre em ligação com todas as entidades locais”.

O edil de Vila de Rei, Ricardo Aires, elegeu Glória Santos, diretora do Centro de Saúde de Vila de Rei, por ser “uma mulher de referência no nosso concelho há já mais de 30 anos. O merecimento deste reconhecimento justifica-se pelo excelente trabalho desenvolvido sempre com rigor, dedicação, profissionalismo e pela extraordinária proximidade da comunidade Vilarregense”.

A presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Castelo Branco, Paula Teixeira, afirma que não conseguiram “alcançar na globalidade” o objetivo, “já que com muita pena nossa não vimos a participação de todos os autarcas, facto que nos leva a concluir que efetivamente teremos razão em continuar a lutar em prol da igualdade entre géneros”.  

Ainda assim, endereça um “agradecimento especial” aos autarcas participantes “pelas palavras motivacionais em prol de iniciativas deste género”.