Empreendedorismo no Interior: Possível ou loucura?

No passado dia 16 de março, a AAUBI apresentou o “Idealiza e Conquista”, numa sessão online, moderada por Carolina Salgado, aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação e atual coordenadora do Jornal +Academia.

O projeto que reuniu vários testemunhos de CEO´S, como, Luís Lavoura (CEO na Saly´s), André Mendes (CEO na Xico´s) e Pedro Silva (CEO na Star JE), foram apresentados assuntos relativos à vontade destes três jovens se tornarem empreendedores e algumas dificuldades ao longo deste percurso, nomeadamente o impacto da pandemia nos seus negócios, os apoios financeiros estatais, entre outros temas.


Durante a conversa os três convidados destacaram algumas ideias-chave para colocar o seu projeto “sobre rodas” como por exemplo, evitar pensar em problemas onde os mesmos não existem e apostar, inicialmente, num projeto individual. Foi também possível a interação por parte do público, onde foi possível enviar questões, através da caixa de mensagens do direto.

No que diz respeito às lições que poderiam ser dadas para aqueles que têm em mente iniciar um projeto assim, Luís Lavoura afirma que se deve “começar o mais cedo possível e com os maiores erros possíveis” para mais tarde o mesmo não suceder. Já André Mendes, afirma que, devemos errar, para mais tarde, não cometermos os mesmos erros. Se o mesmo erro voltar a acontecer, é porque algo não está a funcionar da melhor maneira. Quanto ao CEO da Star JE, o mesmo afirma que devemos pensar como se já tivéssemos um grande número de clientes, para que no futuro, se isso acontecer, seja mais fácil lidar com esta situação. Esta entrevista poderá ser consultada na integra, no Facebook da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, através do link: https://www.facebook.com/AAUBI

– Rui Paixão
– Vera Duarte