CIM-BSE apela ao Governo para reforçar os apoios ao setor têxtil

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) apela ao Governo para reforçar os apoios ao setor têxtil de forma a evitar o aumento do desemprego e dos problemas sociais no futuro próximo.

De acordo com a análise aos dados do INE, referidos pela CIM-BSE, “a região das Beiras e Serra da Estrela registou uma quebra de cerca de 30% nas exportações de têxteis e vestuário em 2020”, sendo que no subsector do vestuário de tecido, essa redução foi ainda superior.


Considera que “a quebra nos negócios nestes setores pode ter implicações sociais graves no futuro a curto prazo, sobretudo porque a indústria têxtil e vestuário é muito representativa no total de trabalhadores da indústria transformadora da região”.

A Comunidade Intermunicipal refere ainda que no contacto com as empresas dos sectores, percebeu que “não existem perspetivas de retoma nos principais mercados europeus – que representam 75% das exportações de têxteis e vestuário da região – nos próximos meses, temendo, por isso, pelos efeitos devastadores que isso possa ter nas empresas e no emprego na região”.

A CIM-BSE vinca que, é por isso, fundamental, que o Governo reforce os apoios a estas empresas, “permitindo o acesso ao regime de layoff simplificado e aumente as subvenções previstas para a formação para que seja possível suspender parcial e temporariamente a atividade industrial, sem perda de postos de trabalho”.

(foto arquivo)