“Conversas com Afetos” entre idosos e jovens da Covilhã

“Conversas com Afetos” é o nome da atividade dinamizada pela Cerzir Afetos – IPSS da Boidobra e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que disponibiliza aos idosos equipamento informático e apoio técnico, permitindo que desenvolvam um diálogo orientado com alunos e professores da instituição de ensino.

Na nota de imprensa enviada à RCC a Cerzir Afetos afirma que a “atividade está a superar as melhores expetativas, tendo em conta a importância da companhia que os intervenientes fazem aos idosos que se encontram a viver sozinhos”. Os sorrisos durante a atividade “são constantes”, sustenta.


Nas “Conversas com Afetos” os idosos falam dos “momentos mais marcantes das suas vidas, das suas preocupações, propiciando-se mesmo a troca de conselhos intergeracionais, numa interação recheada de respeito, carinho, admiração e curiosidade”.

Esta iniciativa é também benéfica para os alunos, dado que, trabalham “o seu sentido cívico, conhecem a evolução socio cultural da região e desenvolvem valores tendo como inspiração as histórias de vida dos idosos”, refere ainda a Cerzir Afetos.