Mutualista Covilhanense e UBI têm projeto para aumentar segurança dos idosos em casa

A Mutualista Covilhanense e a UBI estão a desenvolver um projeto que “vai permitir a monitorização domiciliária à distância, para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos”, foi anunciado em nota de imprensa.

As duas instituições rubricaram um protocolo de cooperação “para o desenvolvimento de atividades de investigação, nomeadamente de um projeto de investigação e desenvolvimento em Engenharia de Software”, é especificado.


A nota de imprensa sustenta que o projeto, designado por “HIA – Home Intelligent Assistant”, surge a partir de uma necessidade identificada pela Mutualista Covilhanense e que “o software a ser desenvolvido dará apoio à atividade de monitorização domiciliária desenvolvida pela instituição, permitindo que esta seja efetuada à distância, para assim melhorar a qualidade de vida e garantir a segurança e o bem-estar dos idosos”.

“A iniciativa faz parte do processo de modernização da Mutualista Covilhanense, que pretende reforçar a qualidade dos serviços prestados aos seus associados com a implementação de soluções inovadoras”, frisa a Mutualista. 

Bruno Silva, docente do Departamento de Informática da UBI, assume a responsabilidade do projeto. Os trabalhos de investigação e desenvolvimento já se iniciaram nas instalações das duas entidades.

A assinatura do protocolo decorreu no dia 18 de março na reitoria da Universidade da Beira Interior, com a presença de Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense, e de António Fidalgo, reitor da UBI.

Nelson Silva, citado na nota de imprensa, afirma que “este protocolo é mais um avanço em termos de inovação nas iniciativas da nossa Associação e assegura-nos a titularidade dos direitos de propriedade intelectual desta aplicação informática. O nosso objetivo é atuar na melhoria da vida ativa dos nossos utentes e associados e, por isso, agradeço à UBI por fazer parte deste projeto”.