Projetos da Beira Serra para os concelhos da Covilhã e Belmonte aprovados

A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento viu aprovados os dois projetos que desenvolve nos concelhos da Covilhã e Belmonte, no âmbito do Programa Escolhas.

A Beira Serra considera que com a “aprovação destes 2 projetos” vê-se “reforçado o trabalho” desenvolvido pela Associação “nos territórios da Cova da Beira, em alinhamento com a sua missão de promover o desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental” da região através de “projetos e ações com comunidades e organizações”.


O Trajetos E8G desenvolve-se em contexto escolar nos Agrupamentos de Escolas parceiros do projeto e em contexto de intervenção comunitária nos Bairros Sociais da Alâmpada, na Boidobra e Nogueiras, no Teixoso.

Este projeto tem como entidades parceiras o “Município da Covilhã, as Freguesias da Boidobra e do Teixoso e Sarzedo, a CPCJ da Covilhã, os Agrupamentos de Escolas Pêro da Covilhã, “A Lã e a Neve” e do Teixoso e ainda o ACES Cova da Beira”, refere a nota de imprensa.

Os destinatários são crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, familiares e profissionais de educação, envolvendo no total 165 pessoas.

De acordo com o documento, as ações são direcionadas em particular aos alunos de 1º e 2º ciclo, destacando-se crianças e jovens ciganas/os que apresentam problemas de absentismo e consequentemente insucesso escolar.

No caso do concelho de Belmonte, o JUMP E8G tem como destinatárias também as crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, familiares e profissionais de educação, envolvendo 200 pessoas.

O objetivo deste projeto é “valorizar a educação como agente de mudança e transformação para a vida das crianças e jovens em vulnerabilidade social de forma a criar cidadãos críticos, participativos, assertivos e capazes de influenciar positivamente a vida daqueles que os rodeiam”.

O JUMP E8G tem como entidades parceiras o Município de Belmonte, a União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, e a Freguesia de Caria, a CPCJ de Belmonte, a Associação de Pais do AEPAC, o Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e ainda o ACES Cova da Beira.

Referir que o Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.