Queijeiras da Serra da Estrela homenageadas com capa em burel

As Queijeiras da Serra da Estrela vão ser homenageadas com a criação de uma capa exclusiva em burel. O projeto, promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), tem como propósito “empoderar, dar presença e voz a mulheres que, como tantas outras, por vezes são as heroínas “invisíveis” da nossa sociedade e da nossa cultura”, refere a nota de imprensa.

A capa em burel foi criada pela designer Sandra Pinho da Fauna Creative Labs. “A inspiração partiu da forma simples do queijo e é produzida na Burel Factory, em Manteigas, empresa liderada por Isabel Costa”. Os lucros das vendas revertem para “a capacitação das Queijeiras, dotando-as de ferramentas para a gestão da sua vida pessoal e profissional”.


Esta iniciativa pressupõe também a realização de um curso de formação, de forma a “capacitar este grupo com uma série de ferramentas atuais, passando pela criação de modelos de negócio, construção de uma rede de networking, desenvolver uma marca pessoal ou trabalhar a comunicação dentro e fora das redes sociais”.

Ainda no âmbito do projeto “serão reunidas num livro as histórias, as tradições, os testemunhos e os saberes das Queijeiras”.

O projeto pretende impactar numa primeira fase, “40 Queijeiras dos 9 concelhos da Serra da Estrela, mas o intuito é escalar para um universo mais abrangente”. Segundo o documento “aderiram já ao Projeto 22 Queijeiras dos Concelhos de Seia, Oliveira do Hospital, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres”.

O lançamento e apresentação será feito num evento em live streaming a partir de uma “Aldeia de Montanha da Serra da Estrela via Redes Sociais das Aldeias de Montanha, sábado, dia 27, às 16.30h, e contará com a presença de todas as Mulheres que lideram este projeto”, afirma a nota de imprensa.

O website Queijeiras irá ficar disponível também no sábado, e lá poderão comprar a capa de burel. A loja online da Burel Factory é outro dos locais onde irá poder adquirir a capa.

Foto:  ©KITATO