RUDE promove Frutiturismo na Cova da Beira

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural está a desenvolver um projeto “pioneiro e inovador” que pretende promover as “frutas produzidas na Cova da Beira, em particular, as frutas qualificadas (IGP e DOP)” através da “criação de um portefólio de experiências turísticas associadas à fileira frutícola”.

Trata-se de um projeto sob o conceito de “Frutiturismo ou turismo da fruta, que pretende transformar a riqueza frutícola da região numa marca de identidade e de atração turística”, refere a nota de imprensa.


Para esse efeito, o projeto Pomar da Cova da Beira “cocriará um conjunto experiências turísticas distintivas e memoráveis associadas à fruticultura da Cova da Beira, em toda a extensão da cadeia de valor, agregando e valorizando o património, a paisagem e a cultura local e a promoção eficaz dessas propostas de experiências aos segmentos de mercado que mais as valorizam”.

De acordo com o documento “o projeto promoverá uma oferta turística singular e inimitável, que permitirá a diferenciação e a melhoria da competitividade do território, combatendo a sazonalidade turística e fortalecendo a capacidade de atração de visitantes para o território”.

O Pomar da Cova da Beira que conta com o apoio e cooperação dos Municípios da Covilhã, Belmonte e Fundão e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, “mobiliza a comunidade local, os produtores frutícolas, as associações de produtores, os empresários, as empresas de animação turística, as unidades de turismo em espaço rural, a restauração e as unidades hoteleiras da região”.

A iniciativa está inserida na Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020, será cofinanciado por fundos europeus durante os próximos dois anos e “desenvolver-se-á em torno de 4 eixos de trabalho, sequenciados e interligados entre si, desde o conhecimento do território e da fileira frutícola, o levantamento do seu potencial turístico, ao desenho e estruturação das experiências turísticas, passando pela capacitação e a animação territorial e a comunicação e promoção do destino e das experiências turísticas produzidas”.