UBI pretende fortalecer ligação à sociedade através de projeto europeu

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai coordenar nos próximos dois anos o projeto Europeu R&I LOOP – Shaping the way Higher Education Institutions do Research and Innovation with and for Society, que junta instituições de Espanha, Itália e Alemanha.

Segundo a nota de imprensa enviada, o projeto foi aprovado no âmbito da ação “KA2: Cooperação para Inovação e troca de boas-práticas, mais especificamente nas Parcerias Estratégicas para a Educação Superior” e tem como objetivo “alavancar um novo perfil de universidade cívica”, onde a “dimensão regional, a inovação aberta e a inovação social possibilitem a adoção de estratégias, efetivamente, centradas no cidadão”.


O projeto foi idealizado tendo por base as áreas prioritárias da Agenda da União Europeia para as Instituições de Ensino Superior (IES), que destacam a necessidade de redirecionar os esforços para unir educação, investigação, inovação e interação com a comunidade, requerendo novos perfis “Empreendedores” para o Ensino Superior.

A equipa da UBI responsável pelo projeto, é constituída pelo docente, investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e diretor da UBIexecutive – Business School, João Leitão (coordenador) e pela investigadora do NECE e gestora da incubadora UBImedical, Dina Pereira.

João Leitão, citado na nota de imprensa, afirma que “o consórcio está mobilizado, motivado e empenhado no sucesso deste projeto”, em prol da construção participativa e aberta de um novo perfil de “universidades cívicas”.

“A reunião de lançamento do R&I LOOP decorreu no dia 5 de março, em formato online, e contou com a presença de Tânia Santo António, representante da Agência Nacional Erasmus+, que irá acompanhar a execução do projeto, além dos parceiros nacionais e internacionais envolvidos”.