As filmagens do projeto “Contado por Mulheres”, arrancam na Covilhã na próxima segunda-feira, dia 26 de abril. As gravações do filme “A Traição do Padre Martinho”, inserido neste projeto e inspirado no livro de Bernardo Santareno, irão acontecer em vários locais do concelho.
Esta obra é realizada por Ana Cunha, protagonizada por Diogo Martins e produzida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola.
Segundo a nota de imprensa, “«A Traição do Padre Martinho» decorre no final dos anos 60 do século passado e conta a história de um jovem padre que toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e trabalho. Na sequência de queixas por parte do patronato, o bispo decide mudar o sacerdote para outra paróquia. Quando o povo toma conhecimento da sua partida forçada, revolta-se e une-se para a impedir”.
Recorde-se que o filme se enquadra no projeto “Contado por Mulheres”, da Ukbar Filmes e da RTP, em coprodução com a empresa polaca Krakow Film Klaster.
“Esta produção destaca-se pelos meios envolvidos na reconstituição histórica, pela aposta em câmaras 4K e pelo recurso à nova tecnologia de “targeting”, ainda inédita em Portugal, na construção de efeitos e cenários inteiramente digitais”, afirma o documento.
Para a Câmara Municipal da Covilhã a “transmissão em horário nobre na RTP e a divulgação em plataformas de “streaming” europeias vão permitir o acesso a um mercado de 80 milhões de pessoas, aumentando a notoriedade da Covilhã e destes territórios do Centro de Portugal, projetando-nos como um destino a visitar e onde investir”.