“Rede Interior” criada pela ASTA vai levar cultura a 7 concelhos da Beira Interior

A Companhia de Teatro covilhanense ASTA coordena uma nova rede itinerante de intervenção cultural, que vai levar dezenas de espetáculos a sete municípios da Beira Interior, foi hoje anunciado.

Os proponentes vincam que “paralelamente será ainda criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos 7 Municípios, Covilhã, Belmonte, Fundão, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia, através de visitas com recurso à realidade aumentada”.


Esta será uma “alternativa às tradicionais formas de apresentação das visitas guiadas e encenadas, realizadas de forma presencial, permitindo ao turista a visita ao território de uma forma autónoma e ‘fora de horas’, o que torna a ação mais aliciante tendo em conta o atual contexto de pandemia e os aspetos de saúde pública”, explica a ASTA.

Os espetáculos de dança, teatro e artes circenses acontecerão entre “castelos, anfiteatros ao ar livre, jardins, escadarias, teatros, praças e largos”, avança ainda a companhia de teatro da Covilhã.

O “intuito” é “promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios”, explica.

O projeto tem inicio marcado para junho e terá a duração de 18 meses, período em que serão apresentados 14 espetáculos itinerantes. A organização frisa que em todos os locais serão aplicados os princípios legais e as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS) referentes aos espetáculos de natureza artística, nomeadamente distanciamento físico, higienização das mãos com postos móveis, utilização de máscara e controlo de lotação.

A Rede Interior é cofinanciada pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem como entidade líder executora a ASTA, Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras os municípios envolvidos.

(foto arquivo ASTA)