UBI promove palestra sobre empreendedorismo familiar

Decorreu no dia 10 de abril o seminário online intitulado “Envolvimento, Estratégias de Sucessão e Internacionalização de Empresas Familiares”, organizado no âmbito da unidade curricular de Desafios Empresariais, presente no Mestrado de Empreendedorismo e Criação de Empresas da Universidade da Beira Interior (UBI).

Edgar Neves, estudante de doutoramento em Gestão na UBI, foi convidado para assumir o cargo de orador nesta ciberatividade. Trata-se de um licenciado e mestre em Marketing na UBI, tendo concluído o pós-graduamento em Comércio Internacional na IMF Business School. Atualmente, é encarregue da gestão do projeto INESPO III, uma investigação científica em empreendedorismo e inovação. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a desenvolver a sua tese de doutoramento envolvido com foco na internacionalização das empresas familiares.


O doutorando enfatizou ao longo desta palestra que as empresas familiares “devem, primeiro, investir em inovação e depois na internacionalização, sobretudo considerando que os recursos são escassos”. Além disso, Edgar Neves salientou que o poder financeiro é determinante para que estas duas frentes decorram de uma maneira correta para as empresas familiares.

Durante a sessão, foram abordados diversos temas, mas sempre na tentativa de adquirir conhecimento no ramo das empresas familiares, com foco nas questões críticas enfrentadas pelas mesmas, nomeadamente no que respeita ao planeamento e estratégias de sucessão, protocolo familiar, dinâmicas intergeracionais, sustentabilidade e internacionalização.

-Kayalu da Silva