Serra da Estrela é cenário de nova longa-metragem de realizador galego

A Serra da Estrela vai ser palco da nova longa-metragem de Carlos Martínez-Peñalver, realizador galego que se enamorou pela região e decidiu “explorar no filme a lenda do pastor e da Estrela”.

As filmagens, que tiveram início no dia de ontem e terminam a 5 de maio, abrangem os concelhos da Covilhã, Gouveia e Seia e contam com a produção local de Maria Zimbro, “que acolheu o projeto como uma forma de dar a conhecer não só as paisagens ímpares”, da Serra da Estrela, mas “também e sobretudo como uma forma de mostrar algumas das vivências ligadas à transumância, inegável património imaterial da Beira Interior”, afirma a nota de imprensa. 


De acordo com o documento, o filme conta a “história de um jovem cartógrafo sonoro que chega à região para ouvir a montanha em estado puro no ponto mais alto de Portugal. Xoel, o protagonista desta história, aceita um trabalho na reconstrução de umas das antigas rotas de transumância. A jornada do jovem cartógrafo leva-o a conhecer Zé Maria, um fervoroso ativista da região, alguns pastores que ainda exercem o ofício e alguns dos residentes locais”, com quem partilha alguns momentos e conversas.

Carlos Martínez-Peñalver, que assina a sua primeira longa-metragem em território português, tem estado desde o início do mês de março “na região a preparar o filme e a trabalhar com algumas das pessoas que foram selecionadas em castings locais” para participar no projeto, sendo esta “uma forma de conferir à longa-metragem a genuinidade” que o realizador defende.

“Trabalhar com as gentes da região confere uma autenticidade única ao projeto, é um trabalho árduo, mas muito compensador e emotivo, as pessoas estão muito envolvidas, e vai ser muito lindo filmar com elas”, sustenta, Carlos Martínez-Peñalver, citado na nota de imprensa.

Foto: Manuel Ferreira