Covilhã: Município promove Semana da(s) Arte(s)

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Arte, que se assinala a 15 de abril, a Câmara Municipal da Covilhã promove a “Semana da(s) Arte(s)” de 12 a 16 de abril, foi hoje anunciado.

Recordar que o Dia Mundial da Arte é uma data instituída pela International Art Association, correspondendo à data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos.


A “Semana da(s) Arte(s)” é uma atividade “socioeducativa” e irá decorrer “no âmbito do Projeto EU SOU +” avança a Câmara Municipal da Covilhã.

Segundo a informação, o município dedicará cada um dos dias da semana a uma expressão artística, tendo convidado 5 jovens artistas covilhanenses a participarem na iniciativa “5 Dias, 5 Artistas”, com o propósito de partilharem, através de vídeo, o seu percurso académico, profissional e a sua arte.

Os vídeos serão divulgados ao público através de publicações nas páginas de Youtube e de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã. 

A segunda-feira será dedicada à música, com a apresentação de João Semedo, músico e estudante de jazz nos Estados Unidos da América. Na terça-feira, será a vez da dança, com a participação do bailarino e diretor artístico da Escola de Dança “Kayser Ballet”, Ricardo Runa. Na quarta-feira, a autarquia dá a conhecer o trabalho da artista plástica Ânia Pais, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A quinta-feira será dedicada ao teatro com a apresentação de Mariana Duarte, atriz e professora.

A semana termina com a literatura e com o escritor Ivo Rocha da Silva, já com diversas publicações e autor do recente documentário interativo “Cidade Fábrica.”

Os referidos vídeos estarão disponíveis a cada dia, pelas 9h00m, nas páginas de Youtube e de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã.

Para além desta iniciativa, o Município contactou as escolas no sentido de desafiar as crianças do concelho da Covilhã a mostrarem a sua arte, enviando fotografias ou vídeos de trabalhos originais, devidamente identificados (nome do/a criador/a e do estabelecimento de ensino que frequenta), para o e-mail biblioteca@cm-covilha.pt.

Com estas iniciativas, a Câmara Municipal da Covilhã quer “sensibilizar a população escolar, nomeadamente os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, para a importância que a arte tem nas nossas vidas, enquanto parte fundamental da nossa expressão individual e coletiva, mas também como recurso educativo, meio de comunicação e de transformação social e cultural”, refere a nota de imprensa.

Promover o contacto e o conhecimento com diferentes perfis e ambientes artísticos, bem como valorizar as artes como percurso e meio de realização pessoal e profissional, é outro dos objetivos do certame.