“CIMfonia” leva orquestras nacionais ao território das Beiras e Serra da Estrela

Integrado no “Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica”, o CIMfonia será o “primeiro grande evento de 2021”. O Festival pretende promover a “itinerância cultural” neste território e assim dar continuidade à iniciativa “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, estabelecida entre os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

No âmbito deste evento vão estrear 17 concertos itinerantes de orquestras nacionais, entre maio de 2021 e outubro de 2022, nos 15 municípios da CIM-BSE e nos municípios de Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa.


O CIMfonia arranca no dia 9 de maio, na Guarda, com a atuação da Orquestra Filarmónica Portuguesa e Raquel Camarinha. Na região da Cova da Beira está agendado para dia 20 de junho, em Belmonte, um concerto com o Drumming Grupo de Percussão. No Fundão, a 31 de julho, terá lugar o concerto dos Les Secrets des Roys e segue-se a Covilhã, no dia 4 de setembro, que recebe o maestro Rui Massena.

Segundo a nota de imprensa, o CIMfonia é o “culminar de todo um trabalho de cooperação” entre os 15 municípios e a CIM-BSE “numa estratégia clara de afirmação cultural, de visibilidade e notoriedade externa do território e de divulgação de todo o seu potencial turístico e económico constante do projeto geral «Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica»”.

Este evento está também associado à candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 e ao “compromisso conjunto” assumido, pelos 15 municípios, a CIM-BSE e os municípios de Vila Nova de Foz Côa e de Aguiar da Beira na “implementação de uma estratégia e plano de ação” que fortaleça o “posicionamento” desta candidatura.

Paralelamente aos concertos serão realizadas masterclasses de artes performativas, como a literatura, a arquitetura e a fotografia, “numa vertente elucidativa e pedagógica na preservação do património cultural e histórico”.

“O Festival Cultural da Serra da Estrela, Festival Cultural das Beiras e Festival Cultural da Raia Histórica são cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.