Novo selo para rótulos de validade promove o combate ao desperdício alimentar

A Too Good to Go desenvolveu um novo selo para produtos alimentares que pretende clarificar a informação sobre os diferentes prazos de validade. Este selo insere-se na iniciativa “Observar, Cheirar, Provar”, um projeto de sensibilização pioneiro, que arranca com a campanha oficial com o mote “Faz Sentido Usar os Sentidos”.

Em Portugal são já 14 as marcas envolvidas no projeto, entre elas a Branca de Neve e a Espiga, produzidas na Beira Interior na Fábricas Lusitana.


O principal objetivo é “ajudar os portugueses a interpretar e distinguir as diferenças entre datas de validade dos produtos alimentares, possibilitando também às marcas a oportunidade de estas terem um papel mais ativo e presente neste processo de educação e sensibilização conjunta, face ao desperdício alimentar”, afirma a nota de imprensa.

Os Chefs portugueses Henrique Sá Pessoa e Marlene Vieira também apoiam o projeto para “ajudar a levar esta mensagem a todas as cozinhas portuguesas”.

Referir que a Too Good To Go, presente em 15 países, tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma forma de consumo mais consciente. Em 2016 esta missão materializou-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, produtores, entre outros) vender os seus excedentes alimentares, no final de cada turno, a potenciais clientes.