46,4% dos portugueses reciclam mais quantidade de resíduos do que há um ano

46,4% dos portugueses afirmam reciclar mais quantidade de resíduos face há um ano, revela a Sociedade Ponto Verde (SPV). O aumento da quantidade de resíduos (52,2%) e a maior disponibilidade/mais tempo (40,6%) são os principais motivos apontados pelos indivíduos que referem reciclar mais atualmente.

37% dos inquiridos dizem ainda que a motivação para o aumento dos comportamentos de reciclagem é a maior consciência ambiental.


Entre os portugueses que referem “ter produzido mais resíduos em casa, as embalagens familiares de cartão para alimentos líquidos, por exemplo pacotes de leite e sumos, são apontados como os resíduos com maior aumento (57,9%). No segundo e terceiro lugar, respetivamente, surgem as embalagens de vidro (44,4%) e as embalagens de cartão associadas ao aumento das compras online (36,3%)”, afirma a nota de imprensa.

Ao realizar-se uma análise detalhada por segmentos etários, observa-se que todas as idades, exceto uma faixa etária mais elevada (55/64 anos), consideram que reciclam atualmente mais quantidade de resíduos.

O “Radar da Reciclagem”, da Sociedade Portuguesa Ponto Verde, procurou ainda perceber como está a ser feita “a gestão dos resíduos associados ao contexto pandémico, em materiais como máscaras, luvas descartáveis, embalagens de gel e toalhitas desinfetantes”.

Segundo o documento, “quando questionados sobre onde devem ser colocados esses materiais a maioria dos portugueses afirma não ter dúvidas”. É nas máscaras que a percentagem de incerteza é mais elevada (13,1%). Ainda assim 74% não hesita em colocá-las no contentor de lixo indiferenciado (opção correta).

As luvas descartáveis são o material que mais causa diferença de opiniões entre os indivíduos uma vez que 58,6% considera que devem ser colocadas no lixo indiferenciado (opção correta), mas 21,8% considera que devem ser colocadas no ecoponto amarelo e 11,3% admite ter dúvidas sobre onde colocar.

Já as toalhitas desinfetantes reúnem o consenso de 76,1% dos portugueses em como devem ser colocadas no lixo indiferenciado (opção correta).

No caso das embalagens de gel desinfetante, são os mais novos que mais consideram que este tipo de material deve ser colocado no ecoponto amarelo (resposta correta), e em contrapartida são os mais velhos (55/64 anos) os que mais acreditam que devem ser colocadas no contentor de lixo indiferenciado.