Censos 2021: Distribuição de códigos para responder online começa hoje

Começa hoje a distribuição das cartas com a informação necessária para responder ao questionário dos Censos 2021 pela internet. Esta é a primeira fase da maior operação estatística do país que este ano é marcada pela pandemia da Covid-19.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), as cartas que “serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores, contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet”. Os recenseadores do INE vão-se apresentar com “cartão de identificação e colete alusivo aos Censos 2021”.


A fase de distribuição destas cartas tem duração de duas semanas, estando a sua conclusão prevista para o dia 18 de abril. A partir de dia 19 começa a fase de resposta aos Censos pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio, em censos2021.ine.pt.

Nos casos em que a resposta pela Internet não seja possível, o INE disponibiliza outros modos de resposta, como o telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta online ou impedidos de contacto presencial. Pode ainda responder no e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública, ou através do autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.

Será na fase de conclusão dos Censos, a partir de 31 de maio, que a resposta resultará do contacto presencial dos recenseadores e apenas nos alojamentos que “ainda não tenham respondido por outro modo”.