PCP: “Faltam testes e vacinas nas escolas”

A falta de vacinação ao pessoal docente e não docente das escolas do segundo e terceiro ciclo, bem como a falta de testagem à Covid-19, é a principal crítica da Eurodeputada Sandra Pereira, que marcou presença na reabertura da Escola Frei Heitor Pinto, esta segunda-feira.

Uma visita inserida num périplo pela região, para aferir as condições de reabertura das escolas, que recorde-se hoje recebem já os alunos do 2º e 3º ciclos, e também para verificar no terreno as condições de vacinação contra a Covid-19.


A deputada do PCP defende em primeiro lugar a “testagem em massa” e vacinação urgente nas escolas.

Sandra Pereira sublinha que “os atrasos” no processo de vacinação na população e nas escolas “são evidentes” e denotam a “escassez” de vacinas.

Reitera que o PCP defende, e sempre defendeu, a “diversificação da aquisição de vacinas a outros países” e insta o Infarmed a reconhecer outras vacinas, dando o exemplo de países como a Hungria, Eslováquia ou Republica Checa que “já reconheceram a vacina russa”.

Segundo a sua declaração aos jornalistas “a continuar a este ritmo só dentro de um ano teremos imunidade de grupo”, vincou.

Para além da escola secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, a Eurodeputada do PCP no Parlamento Europeu visita também a contro de vacinação Covid-19 no Fundão.