Covid-19: 9 mil bombeiros em falta começam a receber vacina na segunda-feira

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse que os nove mil bombeiros que estão ainda por vacinar começam a receber as vacinas contra a covid-19 na próxima segunda-feira. Recordar que numa primeira fase foram vacinados quase 15 mil bombeiros.

Patrícia Gaspar assegurou que os nove mil bombeiros são os que faltam para concluir a vacinação de todos os que estão “na linha operacional” e disse que a primeira dose de vacinação já confere “um elevado grau de imunização”, pelo que é com base nessa informação que o planeamento de combate aos fogos está a ser feito.


“Estamos ainda numa fase em que as vacinas estão a chegar gradualmente. Grande parte dos bombeiros já vão ser vacinados com a segunda dose a tempo do dispositivo (especial de combate aos fogos) e estou convencida que estão perfeitamente reunidas as condições de segurança exigidas para este setor e para que os bombeiros possam, em segurança, também conseguir cumprir a sua missão, à semelhança do que já foi feito no ano passado, mesmo quando ainda não havia vacinas”, disse Patrícia Gaspar.

Duarte Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), referiu que, sobre os incêndios, no ano passado foram registadas 11.440 ocorrências, o que dá um acumulado de 289.000 operacionais, e houve “zero infeções e zero surtos” de pandemia de covid-19 por causa dos incêndios.

O responsável adiantou que está a ser finalizado o dispositivo de combate aos incêndios deste ano, que deve ficar “fechado” entre os dias 19 e 23 de abril. “Estamos fundamentalmente a trabalhar as áreas da prevenção”, mas também da utilização de meios aéreos e de atualização de pré-posicionamento, disse.