Exposição “Ciência e Padrões Decorativos” no site do Município de Penamacor

A exposição virtual “Ciência e Padrões Decorativos”, da autoria de Clementina Teixeira, pode ser visitada no site da Câmara Municipal de Penamacor até ao dia 7 de maio.

Esta exposição virtual é uma sequela da anterior, realizada em novembro, “Química, Arte e Cristais”, principalmente dirigida à comunidade escolar, mas que, estando escrita numa linguagem simples, também é acessível ao grande público, explica o município.


Segundo a nota de imprensa o catálogo da exposição está dividido em três partes, duas das quais desde já aqui disponibilizadas. Quem visitar o espaço “encontrará numerosos padrões decorativos originais, suscetíveis de serem impressos em papel ou em têxteis, com a finalidade de produzir peças de artesanato ou até arte com uma forte componente científica”.

Irá encontrar, entre outros, cristais químicos produzidos em laboratório que formam esculturas quando crescem sobre rochas, minerais e conchas, ligando a química à geologia e aos seres marinhos. Há ainda as plantas observadas à lupa estereoscópica proporcionam padrões e também são ligadas a arranjos florais feitos por reutilização de papel.

Clementina Teixeira é formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professora Aposentada do Instituto Superior Técnico, desde 2012. Dedica-se, há mais de 27 anos, à divulgação da ciência dos cristais e à química da água, trabalhando como voluntária na ligação da química à arte desde a sua aposentação.