Vítor Pereira: Linha da Beira Baixa até à Guarda “é vital” para a Covilhã

A abertura do troço Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa é “fundamental e absolutamente vital à vida das famílias, empresas e instituições da região”, disse Vítor Pereira quando questionado sobre a reabertura deste troço da linha da Beira Baixa, previsto para dia 2 de maio.

O autarca frisa que depois de anos “amputados deste meio de transporte limpo” até à Guarda, agora “ganhamos rapidez e comodidade”, conseguindo-se “o fechamento do anel que permite a ligação ao Norte”, avança ainda o presidente.


Uma ligação “fundamental que tem que ser reforçada”, uma vez que a “maioria dos alunos da UBI, por exemplo, vem do norte”, defende.

Neste caso o autarca reclama mais ligações, “mais baratas e mais cómodas”, para estes alunos mas também para os restantes “concidadãos e o mesmo para as empresas no que diz respeito aos transportes de mercadorias”.

Não menos importante “é a ligação a Espanha”. Vítor Pereira considera a ferrovia o “elo de ligação a Espanha” e frisa que para a Covilhã “a interioridade é neste caso uma vantagem”, já que tem maior proximidade para ligações internacionais.

Quanto a datas o autarca garante que não tem garantia da data de inauguração da Linha.

A CP continua também sem divulgar horários, apenas confirma que o troço Covilhã/Guarda abre a 2 de maio o serviço de passageiros.

Entretanto a página não oficial da linha da Beira Baixa, numa publicação, frisa que “todos os Intercidades da Beira Baixa passam a chegar e a partir da Guarda com paragens em Caria, Belmonte e Maçainhas”.

Avança ainda que 2 Intercidades da Beira Alta passam a chegar e partir da Covilhã, com as mesmas paragens.

Segundo especifica serão criados 4 comboios regionais diários entre a Covilhã e a Guarda.

A associação “6 de setembro, Amigos da Linha da Beira Baixa, avança à RCC que a partir de 2 de maio será criado um Intercidades Covilhã/Coimbra com partida às 06:12.