Passos Morgado e Melo Gonçalves homenageados no aniversário da UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai assinalar o seu 35.º aniversário, que se celebra no dia 30 de abril, com um conjunto de homenagens, nas quais se destacam os tributos a Cândido Passos Morgado, reitor Emérito da instituição, e a Carlos Melo Gonçalves, que ocupava o cargo de Chefe de Gabinete do reitor.

O programa prevê a inauguração do busto dedicado a Cândido Passos Morgado, no Claustro da Reitoria (Convento de Santo António), às 10h00.


“Esta homenagem assinala a importância daquele que foi o primeiro reitor da academia. Começou por dirigir o Instituto Universitário da Beira Interior, a 21 de agosto de 1980, mantendo-se no cargo com a transição para universidade (em 1986), até 19 de janeiro de 1996”, refere a instituição.

Segue-se a apresentação, na Sala do Senado da Reitoria, da obra de Artur Ramos, professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que retrata o atual reitor, António Fidalgo.

Pelas 11h00 é descerrada na Biblioteca Central (junto ao Polo I) a placa que dará o nome a uma sala, em homenagem a Carlos Melo Gonçalves, falecido este ano.

De acordo com a UBI, Carlos Melo Gonçalves “é uma das figuras mais marcantes da história da UBI”. Foi aluno do Instituto Politécnico da Covilhã e da UBI e nomeado Diretor dos Serviços Académicos em 1990, permanecendo no cargo até 2014, ano em que foi nomeado Chefe de Gabinete do reitor.

“Deixa como legado a redação de estudos, projetos e pareceres diversos com vista à melhoria de serviços; o contributo que deu na Comissão para a elaboração dos Estatutos da UBI (1989), comissões para elaboração de propostas de criação de novos cursos e respetiva adequação para o processo de Bolonha”. Integrou ainda diversas associações, entre as quais a AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior.

As comemorações do aniversário da UBI prosseguem com a Sessão Solene agendada para as 15h00, no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), com transmissão online através do YouTube da UBI.

“Além da entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril de 2021, estão previstas as intervenções do reitor da UBI, do presidente da Associação Académica, e do presidente do Conselho Geral”.

Vão ainda ser outorgadas Cartas de Agregação, distribuídas Cartas Doutorais e Diplomas e será entregue o prémio VitalMobile – Gonçalo Belo.