1ª ULTRAvessia da Cova da Beira liga a Gardunha e a Estrela

A primeira Ultravessia da Cova da Beira vai ter lugar a 22 de maio e vai ligar, virtualmente, as Serras da Gardunha e da Estrela, numa prova que terá 12 horas.

“A prova de corrida, em edição virtual, decorrerá num único dia, 22 de maio, entre as 06:00 e as 18:00”, explica a organização que está a cargo do Grupo Desportivo da Mata, Centro Municipal de Marcha e Corrida da Covilhã e Fundão ON Move.


Com este evento pretende-se “divulgar a região e motivar toda a comunidade para a prática de atividade física, promovendo a saúde e bem-estar”, destaca a nota de imprensa. Segundo a informação há ainda a possibilidade de angariação de patrocinadores para converter os quilómetros percorridos em doações a uma instituição de cada um dos concelhos.

A prova decorre entre os cumes da Serra da Gardunha e da Serra da Estrela, com um “trajeto que mostrará o que faz desta região uma das mais bonitas do nosso país”, refere a nota de imprensa. O início será no posto de vigia de Alcongosta, no concelho do Fundão, passando pelos trilhos pedestres e de BTT da Gardunha, seguindo-se uma incursão por estrada que atravessa Aldeia de Joanes, Pesinho e Peso, antes de “subir” até à Bouça, onde se inicia a etapa final rumo à Torre, na Serra da Estrela.

O percurso tem um total de 45km com 2.150m de desnível positivo, podendo ser cumprido individualmente ou em equipas de 2 ou 3 elementos. O participante deverá munir-se de relógio ou outro aparelho de registo da sua prova.

A inscrição deverá ser realizada através da página de facebook “ULTRAvessia Cova da Beira 2021” ou pelo e-mail ultravessiacb@gmail.com, até 14 de maio.