Programa de reciclagem de máscaras chega ao Fundão

O Município do Fundão, através de uma parceria com a spin off da Universidade do Minho, TO-BE-GREEN, está a implementar um programa “que visa desenvolver novas soluções para a reciclagem de máscaras cirúrgicas ou de tecido”, anuncia o município.

Este projeto conta com a participação das escolas do concelho, “reforçando a promoção de comportamentos e a distinção do Município do Fundão com as bandeiras verdes dos programas “Eco XXI 2020″ e Eco-Escolas pelas melhores práticas de sustentabilidade”, frisa ainda a nota de imprensa da Câmara Municipal do Fundão.


“Recolher e Valorizar” é a ação do projeto que tem como objetivo recolher máscaras usadas e transformá-las em pellets de polipropileno, para posterior incorporação como matéria-prima na indústria transformadora, criando novos produtos e promovendo a circularidade dos materiais.

As máscaras são recolhidas e colocadas em quarentena para garantir que não apresentam risco para a saúde. Seguidamente esses materiais são transformados consoante a sua composição.

Com foco nas camadas mais jovens da sociedade, o projeto está a ser implementado em contexto escolar, onde são colocados ecopontos próprios para a colocação de máscaras de proteção, de forma a sensibilizar as crianças e jovens para a sustentabilidade.

No Fundão o projeto foi apresentado no dia 18 de maio, de forma a assinalar o Dia Internacional da Reciclagem, e contou com a presença das direções do Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Escola Profissional do Fundão e Externato Santiago Capitão de Carvalho.

Recordar que o projeto está a decorrer, desde dezembro, também nas escolas da Covilhã.