CMC: “A brincar muito se aprende” é o lema deste ano do Dia Mundial da Criança

“A brincar muito se aprende”. É este o lema das celebrações deste ano do Dia Mundial da Criança (1 de junho), efeméride à qual se juntam outras duas que são “marcantes nas vidas das nossas crianças”, o dia Internacional do Brincar (28 de maio) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), explicou a vereadora com o pelouro da educação na Câmara Municipal da Covilhã durante a apresentação do programa comemorativo.

O programa junta três efemérides e começa no dia 24 de maio, antecedendo o Dia Internacional do Brincar, e vai até 30 de junho. “Não estamos a falar de um dia demarcado para as crianças, mas de um programa educativo, que tem vertente pedagógica e também lúdica”, revela Regina Gouveia.


Do programa consta, a partir de dia 24, a entrega de um “Caderno de Brincadeiras de Pais e Avós”. Trata-se de “um saco com jogos tradicionais que vão promover diálogos intergeracionais, da criança com os pais e avós”.

O objetivo, explica Regina Gouveia, passa por “trabalhar o respeito pelos mais idosos e valorizar a sua sabedoria”. Este saco vai ser entregue a todos os Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do concelho e contém “coisas tão simples como pedras, elásticos, berlindes”, de modo a contrariar “a ideia de que têm de ter brinquedos muito caros, coisas complexas e sempre novas pra se sentirem felizes”. “Esta componente do jogo que traz recursos básicos, simples, até da própria natureza, é determinante na formação das crianças”, assegura a vereadora.

Inês Pereira, terapeuta ocupacional, afirmou que “cada vez mais as nossas crianças estão isoladas, têm um brincar mais sedentário e são pouco desafiadas a imaginarem o que é que vão ter que fazer porque é tudo automático, mecânico” e destaca que “os jogos tradicionais voltam a trazer o desafio de ‘O que é que eu faço com uma coisa simples como um berlinde?’ ao mesmo tempo que também conseguem brincar mais em grupo”. “Uma criança que brinca é uma criança que vai ter mais probabilidade de ser bem-sucedida em todas as áreas da sua vida”, garante a terapeuta.

Consta também no programa uma videoconferência com o tema “A importância do brincar” vai estar em concordância com o caderno distribuído e vai acontecer dia 31 de maio, às 14:30h.

As oficinas “Ser + Criança” são um dos pontos altos das atividades planeadas e desdobram-se em 4: Brincadeiras de Pais e Avós, Ciência Divertida, Hora do Conto e Literacia Digital. As oficinas vão acontecer entre 28 de maio e 30 de junho, na Biblioteca Municipal, com a realização da equipa do Projeto Eu Sou +.  

A deslocação das escolas à Biblioteca prevê-se que seja realizada “no autocarro do município e sem misturar grupos/turmas”. “Haverá desinfeção de todas as superfícies”, garante Regina Gouveia.

A vereadora apela ainda às direções de agrupamentos para “que este programa de oficinas possa acontecer na biblioteca”, no entanto, nos casos em que não seja possível, uma equipa vai deslocar-se até às escolas.

“Na nossa tela, todos os sonhos do mundo” é o último ponto das comemorações, que está associado ao Dia Mundial do Ambiente, e consiste na distribuição de uma tela por cada escola, reutilizando telas que já foram utilizadas pelo município para comunicação institucional. Nessa tela, “as crianças, os professores e educadores são desafiados a usarem materiais para expressarem aquilo que são os sonhos ingénuos, mas tão verdadeiros das crianças”. As telas vão ser distribuídas no Dia Mundial da Criança e depois vão ser recolhidas com o propósito de realizar uma exposição coletiva.

Este programa conta com o apoio da Modatex, na personalização dos sacos das Brincadeiras de Pais e Avós, da ADC que oferece água para todas as crianças, e do McDonalds que vai proporcionar a cada criança um Happy Meal, seja na biblioteca ou escolas.