Fundanense António Barata sagra-se campeão nacional de duatlo longo

O triatleta fundanense, António Barata, sagrou-se campeão nacional de duatlo longo ao serviço do SLBenfica, na edição 2021 do Duatlo Powerman Portugal, realizada no passado domingo em Mafra.

Esta prova contava simultâneamente para o Campeonato Nacional e para o Circuito Mundial de Duatlo Powerman e o fundanense conseguiu a 1º posição do Campeonato Nacional, ficando em 4º da classificação absoluta, do circuito Powerman.


“Depois do primeiro segmento de corrida de 10km, a transição para o ciclismo era comandada pelo benfiquista e atleta olímpico do Rio 2016, Miguel Arraiolos juntamente com o belga Christophe de Keyser. António Barata integrava um pequeno grupo perseguidor, deixando para trás os principais ciclistas em prova”, explica a nota de imprensa.

Segundo o documento, “o ciclismo foi mesmo o segmento decisivo, com os 60kms de percurso técnico a serem ainda mais selectivos dado o temporal da madrugada”, no entanto António Barata “defendeu-se bem” e, apesar de não ser “ainda especialista em distâncias longas, acabou por realizar um excelente parcial”.

O fundanense ainda conseguiu recuperar uma posição, no entanto “não foi suficiente para conseguir recuperar no último segmento de 10km’s de corrida, a luta pelos lugares de pódio absoluto que ambicionava, terminando na 4ª posição, a 1m33s do vencedor, o holandês Daan Degroot”.