Cláudia André questiona ministra da Agricultura sobre apoios das intempéries

A deputada Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, voltou a questionar a ministra da Agricultura sobre os apoios anunciados após as intempéries que atingiram os concelhos da região em 2020 e 2021.

Para a parlamentar, citada na nota de imprensa, toda a região “depende muito desta produção e esta produção frutícola tem efetivamente um importante peso económico”.


Depois de relembrar os apoios prometidos pela ministra, aquando da sua visita ao local, nomeadamente “as linhas de crédito bonificados e medidas especificas para as calamidades e catástrofes no PDR2020” e já este ano os mesmos apoios “em especial para instalação de um sistema anti-granizo”, Cláudia André relembrou Maria do Céu Antunes que os produtores “e também o PSD, num projeto de resolução, pedem apoio financeiro de emergência e também uma articulação com as seguradoras para rever o sistema de seguros agrícolas”.

Cláudia André quis assim saber “quais são os apoios que o Ministério da Agricultura considera ativar para esta intempérie de 2021? E em 2020 quantos produtores receberam apoio do PDR 2020, e qual o montante? E quais são as soluções encontradas com as seguradoras para rever os seguros agrícolas?”

Em resposta às questões o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, citado no documento, frisou que as linhas de crédito criadas no ano passado tiveram uma adesão “muito pequena, quase nula” salientando que “este tipo de intervenção terá que ser feita no quadro de regimes de seguros”.

Rui Martinho disse ainda que “este ano, uma das medidas que tomamos além da bonificação para 70% quando se trata da agricultura familiar, foi reduzir o prejuízo mínimo indemnizável de 30 para 20%.” No entanto, para o Secretário de Estado, a melhor forma de responder a estas intempéries é “criar um apoio generoso que permitisse aos agricultores redes anti-granizo. Foi isso que já fizemos. Abrimos um concurso”, concluiu.