AMCB lança projeto de sensibilização sobre alterações climáticas

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) lançou um projeto sobre riscos associados às Alterações Climáticas, que pretende contribuir para a redução significativa do risco de danos, potenciar os benefícios e diminuir ou mitigar as consequências de fenómenos resultantes das alterações do clima.

No sentido de alcançar os objetivos propostos, a Associação de Municípios afirma que “estão planeadas duas ações de sensibilização por município sobre os riscos associados às alterações climáticas (32 ações)”, sendo que 16 ações são direcionadas à população em geral e 16 ações à comunidade escolar.


A AMCB revela que, tendo em conta a situação pandémica, preparou “uma plataforma especialmente direcionada para a comunidade escolar onde foram lançados um conjunto de materiais e atividades que sensibilizam para as alterações climáticas”.

“A implementação deste projeto constituirá um significativo avanço no processo de adaptação às alterações climáticas, nas suas vertentes ambientais, sociais e económicas, tendo impacto nos setores da Energia e Indústria, Biodiversidade, Agricultura e Florestas, Segurança de pessoas e bens, Ordenamento do Território, Recursos hídricos, Saúde Humana e Turismo”, frisa ainda a Associação de Municípios.

A AMCB é atualmente constituída por 13 municípios associados entre eles Belmonte, Fundão, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.