Estudante da UBI lança livro de poemas sobre “o propósito de ser mulher”

Francisca Oliveira, estudante de mestrado em Educação Física na Universidade da Beira Interior (UBI), lançou o seu primeiro livro intitulado “EUfemismo”. A obra reúne vários poemas em que são abordados temas como “a violação, a violência doméstica, o assédio, o propósito de ser mulher e a desigualdade de género”, revelou a autora.

A estudante da UBI frisou que “este livro é um bater com a mão na mesa e dizer basta” e espera, através dos seus poemas “mudar algumas mentalidades e a forma como as pessoas pensam em relação a determinados assuntos”.


Para a autora de “EUfemismo” o mais difícil no processo de lançar um livro é “a parte em que depois de escrever, estamos a ler e a pensar se a outra pessoa vai interpretar da forma que eu gostaria que interpretasse”.

O primeiro poema do livro denominado “Descarta” começou a ser escrito por Francisca Oliveira aos 15 anos tendo sido terminado aos 23. Este poema “é o mais importante pois retrata toda a evolução, como tudo começou e de como finalmente consegui ter coragem para publicar aquilo que escrevi” confessou.

O livro já está à venda no site da editora Chiado, bem como em livrarias e papelarias, sendo que a primeira apresentação da obra será em Lisboa. Ainda assim, a estudante de Educação Física garantiu que irá fazer uma apresentação na Covilhã, não podendo avançar ainda com datas.