Escolas recebem “Os superpoderes da Júlia” para explicar o que é o cancro

Todos os Jardins-de-Infância e Escolas Básicas da Região Centro, através dos respetivos Agrupamentos de Escolas, vão receber a oferta do livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”. A iniciativa abrange mais de 800 escolas básicas com 1º ciclo/jardins-de-infância. Cerca de 300 IPSS da Região foram também contempladas com a oferta deste livro.

Lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com o apoio da MSD Portugal, a 4 de fevereiro passado, para assinalar o Dia Mundial do Cancro o livro pretende ajudar os adultos a explicarem às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia-a-dia da família e como podem os mais pequenos ajudar a fazer a diferença. A distribuição está a cargo do Núcleo Regional do Centro da LPCC.


Os alunos vão poder ter contacto com a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor. A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.