Estudante da UBI galardoada com Prémio APEEN Jovem Investigador

Patrícia Leal, estudante do 3.º Ano do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia, uma associação entre a Universidade de Évora e a Universidade da Beira Interior, obteve, com o artigo intitulado “Are de jure and de facto globalization undermining the environment? Evidence from high and low globalized EU countries”, o Prémio APEEN Jovem Investigador.

O artigo em apreço foi elaborado em coautoria com o docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), António Marques, e publicado no Journal of Environmental Management.


O trabalho desenvolvido visa analisar o efeito da globalização, das suas dimensões e medidas, na performance ambiental de um grupo de economias desenvolvidas, países da União Europeia, os quais partilham políticas económicas e regulação ambiental.

Segundo a jovem investigadora, citada pela UBI, o “artigo inova por realizar uma análise por níveis de globalização, bem como por analisar de forma desagregada a globalização, através das suas três dimensões, económica, social e política, e através das suas duas recentemente desenvolvidas medidas, de jure e de facto”.

Esta análise desagregada, acrescenta Patrícia Leal, “permite resultados detalhados e o desenvolvimento de medidas específicas e adequadas a cada dimensão da globalização”.

O Prémio APEEN é de “grande importância” para a jovem investigadora, quer a nível académico, pelo “reconhecimento do nosso trabalho, esforço e dedicação para produzir e desenvolver investigação com qualidade e uma motivação adicional para querer fazer mais e melhor”, quer a nível pessoal “por investigar na área que escolhi, com a qual me identifico e sobre a qual quero sempre saber mais”, explica Patrícia Leal.