ASTA promove workshops criativos nos 7 concelhos do projeto “Rede Interior”

Estão abertas as inscrições para a realização de workshops criativos, inseridos no Projeto Rede Interior, “a todos os que estejam interessados em experimentar «novos voos» na área do teatro e outras artes”.

Os candidatos irão poder “descobrir um potencial artístico esquecido ou nunca antes explorado”, onde terão “a oportunidade de experimentar novas técnicas e formas de arte teatral e ainda ajudar na produção dos vários espetáculos da Rede Interior, coordenados pela companhia profissional da Covilhã – ASTA”, afirma a nota de imprensa.


Estas ações vão acontecer nos sete municípios que compõem a Rede Interior – Arte e Cultura em Rede, entre eles a Covilhã de 28 de junho a 2 de julho, Belmonte de 16 a 20 de agosto e Fundão de 9 a 13 de agosto. Para participar “basta enviar um email para o município onde pretende realizar o workshop”.

Segundo o documento, “será entre castelos, anfiteatros ao ar livre, jardins, escadarias, teatros, praças e largos” que diversas “estruturas artísticas, coordenadas pela companhia profissional da Covilhã – ASTA, juntamente com os 7 municípios, levam a cena espetáculos de dança, teatro e artes circenses, com entrada gratuita”.

O primeiro espetáculo, inserido na “Rede Interior”, intitula-se “Cântico Negro” e acontece a 1 de julho no mercado municipal da Covilhã pelas 21:30. Os restantes espetáculos decorem durante todo o mês de julho e agosto nos sete municípios da rede.

Referir que o projeto visa desenvolver uma programação artística e cultural integrada no território “com o intuito de promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios”.

“Ao longo de 18 meses, serão apresentados 14 espetáculos, itinerantes e propagadores da identidade, do património natural e cultural do território, catalisadores da participação da comunidade local”.

O Projeto Rede Interior é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia e tem como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes. Como entidades parceiras não executoras tem ainda os Municípios da Covilhã, Belmonte, Fundão, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.