UBI organiza evento para mostrar que a engenharia é área de futuro para as mulheres

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) vai mostrar amanhã “que o sucesso profissional das mulheres pode estar na profissão de engenheira”. A data do evento, amanhã, dia 23, coincide com “as comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, criado para destacar o papel das profissionais em setores frequentemente associados aos homens”, afirma a instituição em nota de imprensa.

O Seminário Online terá início às 16:45 e pretende combater essa ideia, reunindo testemunhos de docentes e estudantes da UBI. “A relevância e as mais-valias profissionais e pessoais de uma profissão ligada à engenharia farão parte da iniciativa em que também participam alunas”.


Existem mulheres “com percursos profissionais incríveis na engenharia, excelentes alunas e profissionais como engenheiras, docentes e investigadoras”, salienta a FE-UBI, citada no documento, acrescentando a importância de “dar a conhecer que não há portas fechadas e que há cursos de engenharia na UBI que abrem portas a profissões de sucesso”.

Na nota de imprensa, a UBI refere que “a iniciativa surge num ano em que, na Faculdade de Engenharia, o número de estudantes do género feminino é de 26,5%”.

É ainda frisado pela instituição que “há cursos com maior atratividade de estudantes do género feminino, como Engenharia e Gestão Industrial, com aproximadamente 45%, enquanto outros rondam os valores de 26%, em Engenharia Civil, 21% em Engenharia Aeronáutica, 11%, em Engenharia Informática, ou 9%, em Engenharia Eletromecânica”.

A percentagem global superior a um quarto dos alunos “tem-se mantido estável nos últimos cinco anos e os responsáveis pela FE-UBI consideram ser importante que aumente, beneficiando os estudantes das condições de excelência que a academia oferece a todos”.

Foto: UBI