concerto D.Manuel I

Coro Misto da Beira Interior assinala lançamento de CD em honra a D.Manuel I com concerto

O Coro Misto da Beira Interior e o Coro Infantil deram ontem, no Monumento à Nossa Senhora, na Covilhã, o concerto intitulado “La Renaissance”, para assinalar o lançamento do seu último CD, que celebra os 500 anos da morte de D.Manuel I.

Durante o concerto foram cantadas e tocadas várias obras, entre as quais, de Juan de Encina, Guillaume Costeley e de Adriano Banchierri.


O maestro e presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), Luís Cipriano, referiu “que D.Manuel I foi dos primeiros reis da europa a dar bolsas de estudo, que é uma coisa muito importante, e como fez 500 anos da sua morte, quisemos fazer este concerto com música que se ouvia na corte”.

Para Luís Cipriano o concerto “correu muito bem”, mas admitiu que por vezes “há concertos que as pessoas gostaram imenso e eu não gostei assim tanto porque tenho de pensar noutros pormenores, mas fiquei bastante satisfeito com a postura do coro e dos miúdos”.

O maestro adiantou ainda à Rádio Clube da Covilhã que o DVD com esta temática já foi gravado e a previsão é que seja lançado no prazo de três semanas.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, que esteve a assistir à iniciativa, utilizou adjetivos como “fantástico” e “maravilhoso” para descrever o concerto e afirmou que foi uma forma “harmónica e bonita” de “recordar o tempo renascentista”.

Vítor Pereira reconheceu que este tipo de iniciativas “fazem falta e enchem-nos a alma e depois deste período tão agreste com a pandemia, estamos todos ansiosos por vivenciar a cultura”, concluiu.