CHUCB anca

CHUCB supera patamar das 20 cirurgias consecutivas no âmbito da artroplastia total da anca

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira continua a apostar na área da cirurgia minimamente invasiva, desta vez superando o patamar das vinte cirurgias consecutivas, no âmbito da artroplastia total da anca, através da implementação de Superpath.

Em nota de imprensa, o CHUCB explica que esta é uma “técnica mini-invasiva para colocação de prótese da anca, desenvolvida nos EUA e, apenas, realizada em alguns hospitais Portugueses, com pouca frequência”.


O pioneiro desta técnica inovadora no Centro Hospitalar é o médico ortopedista Diogo Pascoal, que, “apoiado pela equipa médica do serviço, realizou a primeira Superpath neste hospital, em novembro de 2019” e “ganhou nos últimos meses uma maior expressão, visível no número de doentes intervencionados”.

“Entre as principais vantagens desta técnica, está o facto de não promover a agressão muscular ou tendinosa da região da anca, o que resulta numa melhor recuperação funcional do doente e na cicatrização mais rápida dos tecidos, e ainda uma acentuada diminuição do risco de complicações e efeitos colaterais, pelo que o doente começa a andar nas primeiras 24h, e o tempo de internamento é de apenas 2 a 3 dias”, explica a unidade de saúde no documento.

“Devido ao tempo de recuperação mais célere, e dependendo também da atividade profissional, os doentes regressam à vida normal, no segundo mês de pós-operatório, inclusive já sem apoio de canadianas”.

Esta técnica destina-se, principalmente, a doentes mais jovens, ativos e com perspetivas de reinício da atividade laboral precoce, sendo que “não têm indicação para esta cirurgia, doentes com grandes deformidades da anca, com múltiplas comorbilidades, ou com índice de massa corporal muito elevado”.

Para o diretor do Serviço de Ortopedia do CHUCB, António Figueiredo, citado no documento, “esta é uma cirurgia inovadora, com claros benefícios para o doente. Contudo, tratando-se de uma técnica nova, temos avançado neste domínio com muita cautela, selecionando criteriosamente os doentes com indicação para a mesma, uma vez que em qualquer curva de aprendizagem e sobretudo numa técnica nova, o risco de complicações é naturalmente maior”.

Especialista em Ortopedia e Traumatologia, Diogo Pascoal, pretende “continuar a aplicar a técnica, ir aprendendo com a nossa experiência e continuar em formação contínua em Portugal e no estrangeiro, de forma a fazer mais e melhor pela população da Beira Interior”.

O CHUCB revela ainda que em breve a equipa de Ortopedia “será reforçada com outro cirurgião experiente em Superpath, o que deixará esta unidade de saúde numa posição privilegiada neste tipo de cirurgia em Portugal”.