Mutualista Covilhanense e Kayzer Ballet assinam protocolo de âmbito social e cultural

A Mutualista Covilhanense e a Kayzer Ballet – Companhia Jovem Profissional Portuguesa de Dança assinaram ontem um protocolo de cooperação institucional com o objetivo de colaborar no desenvolvimento e implementação de projetos e ações de interesse comum.

A assinatura decorreu nas instalações da Casa de Acolhimento Especializada (CAE) – Casa Moura, propriedade da Mutualista Covilhanense, onde a associação desenvolve um projeto social destinado ao acolhimento e integração de Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (CJENA).


Em nota de imprensa a Mutualista Covilhanense revela que há já “dois projetos submetidos em conjunto, um deles com candidatura aprovada, para a criação de um espetáculo e de um documentário com jovens menores estrangeiros não acompanhados. A segunda candidatura, junto à Fundação Calouste Gulbenkian, está em fase de apreciação”.

O presidente da direção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, citado no documento, refere que se trata de “uma cooperação institucional muito importante no âmbito social e cultural da instituição, com ênfase na área cultural”, alicerçada em atividades enriquecedoras que garantem o “envelhecimento ativo” dos utentes idosos e criam novas e importantes dinâmicas para os “jovens integrados na CAE – Casa Moura”. 

Ricardo Runa, diretor artístico da Kayzer Ballet, agradeceu a “recetividade da Mutualista Covilhanense” e frisa que “a parceria e os projetos a desenvolver são muito importantes porque nos desafiam”.

No que toca ao projeto já aprovado, Ricardo Runa considera que irá permitir enquadrar os jovens da CAE – Casa Moura “com bailarinos profissionais, passar-lhes um bocadinho do que é o mundo do espetáculo e de como a arte pode influenciar positivamente as suas vidas”.